Reunindo 49 alunos, os Programas de Residências em Saúde da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana iniciaram hoje (1º) novas turmas. A cerimônia de recepção aos residentes e a aula inaugural contou com a presença do prefeito Junior da Femac, e do Secretário Municipal da Saúde, Emídio Bachiega, no salão Gralha Azul da Unespar.
Os novos residentes formam a 9ª turma das Residências Multiprofissionais em Atenção Básica/Saúde da Família, em Saúde Mental, em Enfermagem Obstétrica, e ainda a 7ª turma de Residência Médica em Dermatologia. São profissionais de educação física, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas, psicólogos, assistência sociais, além de médicos de dermatologia.
O evento foi i marcada por mensagens de boas vindas, com destaque à importância que o trabalho de cada residente vai representar na rede pública de saúde do município, durante os dois anos de especialização que irão cursar.
De acordo secretário Emídio Bachiega, com o início das novas turmas, os programas de residência somam agora 71 profissionais, sendo que 22 deles já entraram no 2º ano de estudo e atuação na rede municipal de saúde. “A novidade é que, neste ano, teremos pela primeira vez a turma de farmácia dentro dos programas de residência. Peço o comprometimento de vocês com o estudo, comprometimento e respeito com os tutores e receptores, e principalmente muito respeito com o ser humano que irão atender. Tratem cada paciente com se fosse uma pessoa da sua família”, orientou Bachiega.
Junior da Femac destacou o grande diferencial do programa de residência da AMS de Apucarana. “Vocês vão estudar e atuar dentro de uma organização de saúde que atende entre 3 mil a 5 mil pessoas por dia, enfrentando todos os desafios que o Sistema Único de Saúde nos apresenta todos os dias. Um aprendizado dentro de universo fantástico da saúde pública. Sejam bem vindos e contem com total apoio da prefeitura para cumprir essa importante etapa na vida profissional de cada um de vocês”, afirma o prefeito.
Para coordenador do Programa de Residência Médica, Odarlone Orente, os residentes representam “um apoio fundamental em nosso sistema as saúde municipal. Precisamos da ajuda e sensibilidade de vocês para desempenhar o melhor trabalho possível dentro do Sistema Único de Saúde. Sejam bem vindos a Apucarana e a Autarquia Municipal de Saúde.”
“Vocês, novos alunos, estão iniciando uma jornada de trabalho para o SUS e pelo SUS, um dos maiores sistemas de saúde do mundo. A contribuição dos residentes é comprovadamente fundamental dentro dos serviços da atenção básica, São especialistas das mais diversas áreas e quem sai ganhando é a comunidade”, complementa a coordenadora do programa de residência multiprofissional Angélica Domingues.
A aula inaugural dos novos residentes teve como palestrante a mestre em Saúde da Família, Ariana Luciano Valim, que abordou o tema “Desafios contemporâneos em saúde”.