A Prefeitura de Marilândia do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta a importância da vacinação contra a covid-19 e HPV.
Conforme a saúde, o jovem com até 18 anos, que ainda não se vacinou contra HPV, deve procurar a Unidade Central de Saúde, das 8h às 17h, se possível, com a carteirinha de vacinação.
A saúde também ressalta a importância da vacinação contra a Covid pediátrica.
Para menores de cinco anos a vacinação acontece em toda quinta-feira.
Para a vacina Moderna de 6 a 12 anos, em toda quinta-feira.
Para vacina da Zalika de 12 anos para mais, tem atendimento em todos os dias na sala da vacina, das 8h às 17h.
O que é o vírus HPV?
O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é a infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo. A doença está associada ao desenvolvimento da quase totalidade dos cânceres de colo de útero e, também, de diversos outros tumores em homens e mulheres. O vírus provoca verrugas nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais), anal, genital e na uretra, além de câncer, a depender do tipo de vírus.
Será que preciso mesmo vacinar meus filhos contra o vírus?
A vacina é a medida mais eficaz de prevenção contra o HPV. Ela estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra a doença, o que evita a infecção pelos quatro tipos mais prevalentes do vírus, sendo que dois (tipos 16 e 18) estão altamente relacionados ao desenvolvimento do câncer do colo do útero.
COVID
A recomendação da vacinação para crianças assim como para outros públicos é realizada com base em evidências científicas nacionais e internacionais que demonstraram que as crianças, após os idosos, são mais susceptíveis para desenvolver covid-19 grave e suas complicações. Além disso, a vacina recebeu aprovação para uso no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é recomendada e está disponível pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para população pediátrica desde janeiro de 2022.
Em 2024, o Ministério da Saúde incluiu a vacina contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.